Aulas Online: Os Desafios da Educação
Iniciamos o ano letivo de 2020 e parecia correr tudo bem, alunos retornaram cheio de expectativas, novidades, conhecimento, reencontros. Até que o mundo é surpreendido com um vírus que mudou tudo, que fez a presença se tornar ausência. Nos distanciou de tudo e de todos, nos colocou em isolamento e nos faz até hoje março de 2021 a pensar na vida, nos planos, nos projetos, no convívio com pessoas queridas, familiares, amigos, colegas e principalmente na Educação.
Educação que era presencial se tornou online, muitas escolas ainda estão se adaptando a nova realidade de ensinar à distância como medida para conter a propagação do coronavírus. De uma hora para outra, as aulas presenciais precisaram ser substituídas para a modalidade de Ensino à distância (EAD) e os desafios dessa transição temporária são imensos. Para os alunos com acesso à internet, o grande desafio é aprender a gerenciar o tempo dentro de casa e ter disciplina para estudar no modelo (EAD). Tudo isso no contexto de stress por estarem confinados em casa, longe dos amigos e professores e vivendo no contexto de uma pandemia internacional. Para os professores, aprender a adaptar as costumeiras aulas presenciais para aulas virtuais também não é nada fácil, ainda mais sem prévio treinamento pedagógico e tecnológico, como acontece em muitas escolas.
As instituições de ensino, sentem dificuldades por falta de estrutura em tecnologia da Informação (TI) e a resistência ao uso de ferramentas virtuais para ensino por parte de uma parcela considerável de professores e de alunos. Embora estejamos vivendo esse momento desafiador, há, por outro lado, um grande leque de opções e soluções para contornar a crise. (EAD) não significa somente tecnologia. O grande equívoco é pensar no ensino a distância e relacionar diretamente à tecnologia, existem outras possibilidades.
As escolas precisam ter disponibilidade de seu corpo docente e vontade de contribuir neste momento de crise, disponibilizando material de ensino mesmo que em papel, por meio de livros e cartilhas. Não é preciso ter acesso a sistemas especiais de ensino e a computadores de última geração para poder estudar sem ser presencialmente. O celular se apresenta como uma importante ferramenta na hora de compartilhar informações e educação.
As crianças e adolescentes sem celular próprio podem ter acesso á educação por meio dos aplicativos de mensagem para compartilhamento de orientações sobre atividades educativas que devem ser feitas. Basta criatividade, boa vontade, organização e colaboração neste momento de crise.
Luciane Santos
Pedagoga e Terapeuta
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