Pedagogia Sistêmica

  A Pedagogia Sistêmica é um método educativo, a partir da Análise Sistêmico- Fenomenológico, que está vinculada no contexto educativo e que é denominado Campos de Aprendizagem.
É um novo paradigma e que vem se desenvolvendo nos últimos sete anos em vários países do mundo, principalmente pela competência e dedicação da Professora Doutora Angélica Olvera da CUDEC, Cidade do México.  O objetivo é a ampliação significativa da consciência, do todo, na relação escola- família, trazendo a possibilidade de um ambiente de inclusão onde todos possam assumir os seus papéis, levando em conta os sistemas familiares, educativos e institucionais.
 A Pedagogia Sistêmica é caracterizada pela firme proposta de inclusão. Bert Hellinger foi quem desenvolveu esta Terapia Sistêmica Fenomenológica - Constelações Familiares, técnica terapêutica que permite olhar o indivíduo dentro do seu contexto de vida, na essência. A Escola é um grande condutor para análise de como andam as relações, principalmente familiares, pois é através da manifestação dos comportamentos dos elementos que compõe o sistema escolar, que é permitido um diagnóstico preciso dos problemas que compõe a instituição escolar.
Assuntos para serem vistos, através do aluno, no ambiente escolar:
  • Déficit de Atenção
  • Hiperatividade
  • Bullying
  • Dificuldade de Aprendizado e de Relacionamento
  • Dependência Química
  • Doenças
  • Mau Comportamento
A solução para estes conflitos e as desordens analisadas se faz através das "ordens do amor", pela intervenção no Sistema do Indivíduo, acionando a essência, na tentativa da descoberta significativa da representação da realidade deste Indivíduo. A Terapia Sistêmica Familiar, pela visão pedagógica, propõe um diagnóstico preciso para o processo de aprendizagem, com mediação da análise sistêmica individual ou em grupo, na tentativa da correção e da solução para estes problemas.
O mais importante é saúde emocional do aluno dentro da escola, oferecendo-o a oportunidade de aprendizado e bem estar físico e mental. O objetivo principal é o desenvolvimento no processo de aprendizagem sem maiores dificuldades.

   📍Luciane Santos
Pedagoga e Terapeuta 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DO CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

ENSINAR AS CRIANÇAS A DIVIDIR BRINQUEDOS?

A importância do brincar na Infância.