As vezes o conselho para os pais é o mais simples.
Passei muito tempo lendo sobreparentalidade e os desafios que os pais que conheço enfrentam, buscando conselhos e os truques mais antigos em livros e blogs.
Como Educadora vejo essas queixas frequentes, muitas pessoas buscam em nós Educadores, Terapeutas, Psicólogos etc... Ajuda para sentir confortáveis no processo de educação de seus filhos. Como profissional da educação valorizo todas as oportunidades de aprendizado e crescimento, mesmo aqueles que vêm na forma de desafios. E, no entanto, acho que algumas das melhores ferramentas para pais são algumas das mais simples.
Vamos refletir sobre esses pontos? Às vezes, a melhor coisa a fazer é nada: você não precisa consertar tudo. Apenas esteja lá para torcer por eles e para que eles façam isso por si mesmo. Apenas fale: Há momentos para o silêncio e momentos para conversar. Fale sempre que necessário e com amor. Aceite e valide todas as emoções. Não é sobre você: É sobre seus sentimentos. As emoções nunca estão corretas ou erradas, elas são apenas o que são. Muitas vezes, eu só quero tornar as coisas "certas". Que as coisas são melhores do que parecem. Quando tudo falha a sua volta os pequenos só precisam que você esteja ali e o que você precisa fazer é o mais simples possível, apenas abra seus braços: E o acolha. Quando as crianças estão “derretendo” e tudo mais falhar, abra seus braços como um convite.
O objetivo da parentalidade não é evitar a ocorrência de todos os conflitos, mas manipulá-lo de maneiras saudáveis. Se deixarmos claro aos nossos filhos que os amamos, não apenas quando a vida é fácil, mas também quando é um desafio. Se mostramos esse amor de todas as maneiras que sabemos, como eles reconhecem esse amor ou não esse amor irá fazer um mundo de diferença a longo prazo.
Nenhuma postagem. Nenhum livro vai te ensinar que o mais importante é a sua presença na vida de seu pequeno. O Amor é a cura. A presença, o alicerce e o abraço o porto seguro.
📍Luciane Santos
Pedagoga e Terapeuta
Comentários
Postar um comentário